Matemática e Computação
 

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." ( Antoine de Saint-Exupery )

Não te abandones em lugares onde a luz da tua harmonia não esteja presente.

 

 

Plano de Curso

1 - Visão Geral

1.1 - Computação gráfica. Arte e Matemática.
1.2 - Origem da Computação gráfica.
1.3 - Áreas.
1.4 - Mercado.
1.5 - Percepção tridimensional.
1.6 - Representação vetorial e matricial de imagens

2 - Transformações geométricas no plano e no espaço.

2.1 - Pontos, vetores e matrizes.
2.2 - Sistemas de coordenadas.
2.2.1 - Sistema de Referência do Universo (SRU)
2.2.2 - Sistema de Referência do Objeto (SRO)
2.2.3 - Sistema de Referência Normalizado (SRN)
2.2.4 - Sistema de Referência do Dispositivo (SRD)
2.3 - Transformações de corpos rígidos.
2.3.1 - Transformação de Translação.
2.3.2 - Transformação de Rotação.

3 - Introdução ao VRML

3.1 - Estrutura de um arquivo VRML
3.2 - Elementos básicos
3.3 - Primitivas gráficas
3.3.1 – Nós e Campos
3.4 - Web Sites Importantes

4 - Nós com nome - DEF E USE

4.1– Sintaxes de alguns nós
4.1.1 – Sintaxe do nó Appearance
4.1.2 – Sintaxe do nó Material
4.1.3 – Sintaxe do nó Cubo
4.1.4 – Sintaxe do nó Cone
4.1.5 – Sintaxe do nó Cilindro
4.1.6 – Sintaxe do nó Esfera
4.2 - O nó Group
4.3 - O nó Transform

5 - Posicionando Shapes

5.1 - O nó Transform
5.1.1 - Translação
5.1.2 - Rotação
5.2 - Transformação em escala
5.2.3 - Escala

6 - Animação, Orientação e Escala

6.1 - Eventos
6.2. Nós de ligação - Rotas
6.3. Sensores
6.4 - A sintaxe do nó TimeSensor
6.5 - Interpoladores
6.5.1 - Interpolação linear
6.5.2 - PositionInterpolator
6.5.3 - OrientationInterpolator
6.5.4 - ColorInterpolator
6.6 - Rotas
6.6.1 - Rotas Exemplos
6.7 - TouchSensor
6.8 - Exemplos
6.8.1 - PositionInterpolator
6.8.2- OrientationInterpolator
6.8.3 - ColorInterpolator
6.8.4 - ScaleInterpolator
6.8.5 - Múltiplos Interpolatores

7 - Criação de Links, Inserção de arquivos, Viewpoint, Luzes no ambiente VRML, Background, Fog e NavigationInfo

7.1 - Criação de Links
7.2 - Inserção de arquivos.
7.3 - Ponto de vista ( Viewpoint )
7.4 – Luzes no ambiente VRML
7.4.1 -
Iluminação PointLight
7.4.1 -
Iluminação DirectionalLight
7.4.2 -
SpotLight
7.5 – Nós de ligamento
7.6 – Exemplos de Viewpoint

8 - Texturas e Textos

8.1 - Nó ImageTexture
8.1.1 - Nó textureTransforme
8.2 - Nó MovieTexture
8.3 - Nó PixelTexture
8.4 - Nó Text

9 - Usando Coordenadas Geométricas. Pontos. Linhas. Superfícies.

9.1 - Nó Coordinate
9.2 - PointSet
9.3 - IndexedLineSet
9.4 - IndexedFaceSet
9.5 - Elevation Grid
9.6 - Extrusion