Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita tua morada, e lá, começa por ti. O que queres que não podes ter? (Dalai Lama)

Não te abandones em lugares onde a luz da tua harmonia não esteja presente. (Dalai Lama)

A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho. (Autor desconhecido)


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Tutorial Blender Corpo Rígido - Choque entre corpos rígidos

Este tutorial será sobre modelagem e animação através de corpos rígidos. 
Abra o Blender. Adicione um plano. Altere as suas dimensões para X: 20.00, Y: 40.00, Z: 0.00. Chame este objeto de Plano.
Em Display desabilite Grid Floor. 
Adicione um slot de material para o plano. 

Adicione um novo material com Diffuse R:0.200, G:0.050, B:0.000, Intensity: 1.000, Specular R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 70. Chame este material de CorPlano. 

Selecione o cubo. Altere suas dimensões para X: 5.00, Y: 4.00, Z: 2.50. Atualize a sua posição para X: 0.00, Y: -12.00, Z: 1.00.
Mude para o Edit Mode. Com o Edge Select modifique-o para a forma triangular. Volte para o Object Mode. Mude o seu nome para Rampa.

Adicione um slot de material. 
Adicione um novo material com Diffuse R:0.500, G:0.300, B:0.000, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 70. Chame este material de CorRampa. 

Adicione mais um cubo. Mantenha suas dimensões em X: 2.00, Y: 2.00, Z: 2.00. Atualize a sua posição para X: 0.00, Y: 0.00, Z: 1.00.
Mude o seu nome para Bloco.

Adicione um slot de material. 
Adicione um novo material com Diffuse R:0.000, G:0.400, B:0.000, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 70. Chame este material de CorBloco. 

Adicione mais uma esfera. Mude suas dimensões para X: 0.500, Y: 0.500, Z: 0.500. Atualize a sua posição para X: 0.00, Y: -12.00, Z: 12.00. Mude o seu nome para Esfera.

Adicione um slot de material. 
Adicione um novo material com Diffuse R:0.000, G:0.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 70. Chame este material de CorEsfera. 

Vamos adicionar uma física ao objeto Esfera. Mude de Blender Render para Blender Game. Tecle no botão Physics. 
Em Physics > Physics Type selecione Rigid Body. 
Habilite Actor. 
Nos Attributes faça Mass: 1.000, Radius:1.000 e Form Factor: 0.500. 
Em Anisotropic Friction faça X:0.000, Y:0.000 e Z:0.000. 
Habilite Collision Bounds. Em Bounds selecione Sphere.


Vamos adicionar a mesma física aos objetos Rampa e Plano. Selecione Rampa. Tecle no botão Physics. 
Em Physics > Physics Type selecione Static. 
Habilite Actor. 
Habilite Collision Bounds. Em Bounds selecione Convex Hull.

Selecione Plano. Tecle no botão Physics. 
Em Physics > Physics Type selecione Static. 
Habilite Actor. 
Habilite Collision Bounds. Em Bounds selecione Box.

Para o Bloco adicione a mesma física da Esfera. 

Em Physics > Physics Type selecione Rigid Body. Habilite Actor. 
Nos Attributes faça Mass: 1.000, Radius:1.000 e Form Factor: 0.500. 
Em Anisotropic Friction faça X:0.000, Y:0.000 e Z:0.000. 
Habilite Collision Bounds.
Em Bounds selecione Box.

Duplique as lâmpadas colocando uma em cada canto da cena. 

Para ver a animação tecle P. Para retornar a visão 3D (3D View), tecle Esc. 

Selecionea a Esfera.
Em Anisotropic Friction faça X:0.100, Y:0.100 e Z:0.100. 
Para ver a animação tecle P. Para retornar a visão 3D (3D View), tecle Esc.

Nos Attributes faça Mass: 2.000. Tecle em P para ver a animação.

Tutorial Blender Corpo Rígido - Abertura de uma porta

Vamos aproveitar o tutorial do Choque entre corpos rígidos.
Mude o nome Bloco para Porta. Altere as suas dimensões para
X:2.000, Y:0.150 e Z:3.000.
A seguir adicione um cubo para ser a parede. Chame este objeto de Parede.
Altere as suas dimensões para X:20.000, Y:0.500 e Z:5.000. Altere a sua posição para X:0.000, Y:0.000, Z:2.500.

Adicione um slot de material. 
Adicione um novo material com Diffuse R:0.000, G:0.300, B:0.300, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 50. Chame este material de CorParede. 

Selecione a porta e altere a sua dimensão Y para 2.000.
Selecione a parede e adicione um modificador Boolean com a operação de Difference. Em Object selecione Porta.
A seguir tecle em Apply. Retorne a dimensão Y da Porta para 0.150.


Mantenha a configuração da Porta como Rigid Body com o valor de Mass igual a 1.000 e o Collision Bounds  como Box.
O próximo passo é acionar o painel Constrain e adicionar um Rigid Body Join.
Em Target selecione Parede. Em Pivot Type selecione Hinge. Habilite Linked Collision e Display Pivot. Em Pivot faça X = - 1.000 e em Axis faça Y = 90.


Para ver a animação tecle P. Para retornar a visão 3D (3D View), tecle Esc.



Em Limits habilite Angle X com Min: -120 e Max:0.
Para ver a animação tecle P. Para retornar a visão 3D (3D View), tecle Esc.
 






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