Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita tua morada, e lá, começa por ti. O que queres que não podes ter? (Dalai Lama)

Não te abandones em lugares onde a luz da tua harmonia não esteja presente. (Dalai Lama)

A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho. (Autor desconhecido)


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Tutorial Blender  - Pilha de copos

Abra o Blender. Delete o cubo. Adicione um cilindro. Chame este objeto de Copo. Passe para o modo Edit Mode. 
Tecle A para desfazer a seleção. Com a ferramenta Circle Select ou Border Select selecione todos os vértices da face superior. 
Teclando S e deslocando o mouse enlargueça um pouco a face superior. 
Teclando E e deslocando o mouse faça uma pequena extrusão na direção Z. 
Teclando S e deslocando o mouse 
faça um pequeno escalonamento na direção central do círculo
Mude de Solid para Wireframe. 
Teclando E e deslocando o mouse faça uma extrusão na direção Z até bem próximo a face inferior. 
Teclando S e deslocando o mouse 
faça um pequeno escalonamento na direção central do círculo

Mude para o modo Object Mode. Aplique um Smooth. 
Desabilite Grid Floor em Display. 
Adicione um plano. Altere as suas dimensões para X: 16.00, Y: 16.00, Z: 0.00 e a sua localização para
X: 0.00, Y: 0.00, Z: 0.00
Chame este objeto de Plano.
Adicione ao Plano um material padrão. Chame este material de MatPlano
A seguir adicione uma textura de tecido para mesa. Use Texture > New > Image or Movie > Open: toalha.jpg. 
Em Image Mapping Repeat faça X=8 e Y=8. Em Colors faça R = 1.000, G = 1.000 e B = 0.000. 

Selecione o Copo. Posicione-o em X:0.00, Y:0.00 e Z:1.00. Adicione um material Surface com Diffuse R:0.000, G:0.500 e B:0.000; Intensity: 1.000, Specular R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 50.
Habilite Tranparency com Alpha: 0.304. Chame este material de MatCopo.
 
Com a ferramenta de duplicação (Shift D) faça duas cópias do Copo. Chame estas cópias de Copo1 e Copo2.

Selecione o primeiro Copo. Torne Copo1 e Copo2 invisíveis. Passe para o Edit Mode. 
Com a ferramenta Ctrl R faça cortes paralelos no Copo para delimitar uma faixa. Tecle A. 
Selecione o Face Select. Com o Circle Select selecione a faixa limitada pelos cortes. 
Adicione um slot de material. Tecle em New para adicionar um material padrão. Chame este material de MatCopoFaixa.

Clique em Textures > New > Image or Movie > Open e escolha um logotipo. Em Colors mude R, G e B para 2.000.
Em Projection mude para Tube. Em Material tecle em Assign. Mude para Object Mode. Renderize sua cena.

Selecione o segundo copo (Copo1). Torne Copo e Copo2 invisíveis. Passe para o Edit Mode. 
Com a ferramenta Ctrl R faça cortes paralelos no Copo1 para delimitar uma faixa. Tecle A. 
Selecione o Face Select. Com o Circle Select selecione a faixa limitada pelos cortes. 
Adicione um slot de material. Tecle em New para adicionar um material padrão. Chame este material de MatCopo1Faixa.

Clique em Textures > New > Image or Movie > Open e escolha um logotipo.  Em Colors mude R, G e B para 2.000, 1.000, 2.000.
Em Projection mude para Tube. Em Material tecle em Assign. Mude para Object Mode. Renderize sua cena.

Selecione o terceiro copo (Copo2). Torne Copo e Copo1 invisíveis. Passe para o Edit Mode. 
Com a ferramenta Ctrl R faça cortes paralelos no Copo2 para delimitar uma faixa. Tecle A. 
Selecione o Face Select. Com o Circle Select selecione a faixa limitada pelos cortes. 
Adicione um slot de material. Tecle em New para adicionar um material padrão. Chame este material de MatCopo2Faixa.

Clique em Textures > New > Image or Movie > Open e escolha um logotipo.  Em Colors mude R, G e B para 2.000, 1.000, 0.000.
Em Projection mude para Tube. Em Material tecle em Assign. Mude para Object Mode. Renderize sua cena.

Faça cópias de cada copo e empilhe-os conforme a figura abaixo. 
Posicione a câmera adequadamente. Se necessário altere o Focal Length para 15.000.
Melhore a iluminação.

Em World com Paper Sky, Blend Sky e Real Sky habilitados, modifique Horizon Color, Zenith Color e Anbient Color a seu gosto. Renderize a sua cena.





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