Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita tua morada, e lá, começa por ti. O que queres que não podes ter? (Dalai Lama)

Não te abandones em lugares onde a luz da tua harmonia não esteja presente. (Dalai Lama)

A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho. (Autor desconhecido)


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Modelando um monumento

Observação: O que deve ser diferente neste trabalho: os materiais escolhidos (cores, brilhos e reflexões), as texturas adicionadas e a iluminação (parâmetros e intensidades de energia).

Abra o Blender. Modifique as dimensões do cubo padrão para 16.0, 16.0 e 0.2 (Piso1 - Locação: 0.0, 0.0 e 0.0). 

Adicione um outro cubo com dimensões iguais a 12.0, 12.0 e 0.6 (Piso2 - Locação: 0.0, 0.0 e 0.4).

Adicione um terceiro cubo com dimensões iguais a 2.0, 2.0 e 3.0 (Cubo1 - Locação: 0.0, 0.0 e 2.2).

Adicione uma esfera com dimensões iguais a 1.0, 1.0 e 1.0 (Esfera1 - Locação: -3.84, -4.20 e 1.20).

Adicione uma outra esfera com dimensões iguais a 1.0, 1.0 e 1.0 (Esfera2 - Locação: -2.84, -4.18 e 1.20).

Adicione uma terceira esfera com dimensões iguais a 1.0, 1.0 e 1.0 (Esfera3 - Locação: -3.38, -3.34 e 1.20).

Adicione uma quarta esfera com dimensões iguais a 2.0, 2.0 e 2.0 (Esfera4 - Locação: 0.0, 0.0 e 4.55).

Adicione um cilindro com dimensões iguais a 2.0, 2.0 e 2.0 (Cilindro - Locação: 0.00, 0.00 e 5.50 - Rotação: 0.0, 90.0 e 0.0).

Selecione Esfera4 e adicione um modificador Boolean com Operation: Difference. Em Object selecione Cylinder. 

A seguir tecle em Apply. Selecione Cylinder, tecle X e a seguir Delete.

Selecionando Piso1, adicione um slot de material (clicando em Material > +). Tecle em New para adicionar uma material padrão.

A seguir adicone uma textura selecionando Textures > New. Em Type selecione Image or Movie. Em Image tecle em Open.

Escolha Piso3.jpg. Em Image Mapping faça Extension: Repeat e em Repeat faça X:4 e Y:4.

Renderize para ver o resultado (Render > Render Image).

Em Colors > RGB Multiply faça R:1.00, G:0.50 e B:1.00.

Renderize para ver o resultado (Render > Render Image).

Selecionando Piso2, adicione um slot de material (clicando em Material > +). Tecle em New para adicionar uma material padrão.

A seguir adicone uma textura selecionando Textures > New. Em Type selecione Image or Movie. Em Image tecle em Open.

Escolha Piso1.jpg. Em Image Mapping faça Extension: Repeat e em Repeat faça X:4 e Y:4.

Renderize para ver o resultado (Render > Render Image).

Em Colors > RGB Multiply faça R:2.00, G:1.00 e B:2.00.

Renderize para ver o resultado (Render > Render Image).

Selecionando Cubo1, adicione um slot de material (clicando em Material > +). Tecle em New para adicionar uma material padrão.

Em Diffuse faça R:1.00, G:0.40 e B:0.00. Faça Intensity: 1.000.

Em Specular faça R:1.00, G:0.60 e B:0.40. Faça Intensity: 1.000. Faça Hardness: 150.

Renderize para ver o resultado (Render > Render Image).

Adicone a cada canto da praça uma lâmpada Point de Energy: 1.000.

Atribua a Esfera1 um material de cor R: 1.00, G: 0.20, B: 0.00, Intensity: 1.000, com Specular R: 1.00, G: 1.00, B: 1.00, Intensity: 1.000 e Hardness: 150.

Atribua a Esfera2 um material de cor R: 1.00, G: 0.00, B: 1.00, Intensity: 1.000, com Specular R: 1.00, G: 1.00, B: 1.00, Intensity: 1.000 e Hardness: 150.

Atribua a Esfera3 um material de cor R: 0.00, G: 0.00, B: 0.00, Intensity: 1.000, com Specular R: 1.00, G: 1.00, B: 1.00, Intensity: 1.000 e Hardness: 150.

Atribua a Esfera4 um material de Halo de Alpha: 0.200, Size: 0.600, Hardness: 120 e Lines: 8.

Adicone um Torus envolvendo as esferas Esfera1, Esfera2 e Esfera3 na posição -3.34, -3.91, 1.20 com dimensões 4.00, 4.00 e 0.80.

Aplique Smooth em Piso1, Piso2, Cubo1, Esfera1, Esfera2, Esfera3 e Esfera4.

Aplique a ele (o torus) um material prata com Diffuse R: 0.30, G: 0.30, B: 0.30, com Intensity: 1.000, com Hardness: 250, com Mirror Reflectivity: 0.850 (Habilite o Mirror), Fresnel: 1.400 e Bend: 1,250. Aplique um Smooth.

Renderize para ver o resultado (Render > Render Image ou F12). Tecle Esc para sair.

Adicone um texto Text (Add > Text). Mude para o modo Edit Mode e substitua Text por Blender. Volte para o modo Object Mode.

Em Object Data altere o Extrude para 0.120, o Depth para 0.027. Em Font > Regular selecione ao tipo de fonte (C: Windows\Fonts). Aplique um material R:1.00, G: 0.40, 0.00 com Intensity: 1.00. Em Object Data > Fonte altere Size para 2.00. Agora posicione o texto em 2.28, -3.50, 0.80.

Aplique uma rotação no objeto texto igual a X: 90, Y: 0, Z: 90.

Posicione Camera em 25.88, -22.94, 15.90 com rotação 63.56, 0.62 e 46.70.

Vamos agora selecionar World e habilitar Paper Sky com R: 0.00, G: 0.00, B: 1.00, habilitar Blend Sky com R: 1.00, G: 1.00, B: 1.00 e Real Sky com R: 0.00, G: 0.00, B: 0.00.

Adicione uma textura do tipo Magic

Selecione Camera e em View > Cameras selecione Set Active Object as Camera.

Renderize para ver o resultado (Render > Render Image).

Adicione uma nova Camera. Posicione-a em Location X: 25.00, Y: 0.00, Z: 3.00. Faça Rotation X: 90.00, Y: 0.00, Z: 90.00. Chame-a de Camera1.

Selecione Camera1 e em View > Cameras selecione Set Active Object as Camera.

Renderize para ver o resultado (Render > Render Image).





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