Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita tua morada, e lá, começa por ti. O que queres que não podes ter? (Dalai Lama)

Não te abandones em lugares onde a luz da tua harmonia não esteja presente. (Dalai Lama)

A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho. (Autor desconhecido)


Home                                                                                                   Grupo de Estudo Em Busca da Luz                                                     Blender Índice

Tutorial Blender Corpo Rígido - Construindo um jogo. Scene.

Abra o Blender. Mude de Blender Render para Blender Game. 
Adicione um plano. Altere as suas dimensões para X: 36.00, Y: 36.00, Z: 0.00. 
Atualize a sua posição para
X: 0.00, Y: 0.00, Z: 0.00. Chame-o de Plano.
Em Display desabilite Grid Floor. 

Adicione um slot de material para o plano. 
Adicione um novo material com Diffuse R:0.800, G:0.400, B:0.000, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 50. Chame este material de MatPlano. 

Selecione o cubo. Altere suas dimensões para X: 28.00, Y: 28.00, Z: 0.10. 
Atualize a sua posição para
X: 0.00, Y: 0.00, Z: 0.10. Chame-o de Piso

Adicione um slot de material para Piso. 
Adicione um novo material com Diffuse R:0.400, G:0.300, B:0.000, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 50. Chame este material de MatPiso. 

Adicione mais um cubo. Altere suas dimensões para X: 1.00, Y: 1.00, Z: 1.00. Atualize a sua posição para X: 0.00, Y: 0.00, Z: 1.00.
Mude o seu nome para Carro.

Adicione um slot de material. 
Adicione um novo material com Diffuse R:0.200, G:0.100, B:0.000, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 50. Chame este material de MatCarro. 

Adicione mais um cubo. Altere suas dimensões para X: 1.00, Y: 30.00, Z: 1.50. Atualize a sua posição para X: -14.56, Y: 0.00, Z: 0.72.
Mude o seu nome para Parede1.

Adicione um slot de material. 
Adicione um novo material com Diffuse R:1.000, G:0.000, B:0.400, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 50. Chame este material de MatParede1. 

Duplique a Parede1 (Shift D X) e desloque a duplicata para a posição X: 14.56, Y: 0.00, Z: 0.72. Chame-a de Parede3.

Duplique a Parede1 (Shift D X) e desloque a duplicata para a posição X: 0.00, Y: -14.56, Z: 0.72. 
Altere as suas dimensões para X: 30.00, Y: 1.00 e Z: 1.50. Chame-a de Parede2.

Duplique a Parede2 (Shift D X) e desloque a duplicata para a posição X: 0.00, Y: 14.56, Z: 0.72. 
Altere as suas dimensões para X: 30.00, Y: 1.00 e Z: 1.50. Chame-a de Parede4. 

Vamos agora adicionar as físicas aos objetos. 
Selecione o objeto Plano. Tecle em Physics. Em Physics Type selecione Static. 
No menu Editor Type da régua Timeline, clique em Logic Editor. 

Em Sensors tecle em Add Sensor e selecione Collision. 
Em Controllers tecle em Add Controller e selecione And. 
Em Actuators tecle em Add Actuator e selecione Scene. Em Mode coloque Restart. 

Agora interligue Collision com And e And com Scene.

Selecione o objeto Carro. Passe para o Edit Mode. 
Tecle A para desabilitar a seleção. Com o Face Select habilitado selecione a face ortogonal ao eixo X. 
Tecle E e aplique uma extrusão na direção X. Tecle S e aplique um escalonamento na direção do centro da face. 
Volte para o Object Mode. 

Vamos agora adicionar as físicas ao objeto Carro. 
Tecle em Physics. Em Physics Type selecione Dynamic. Habilite Actor.
No menu Editor Type da régua Timeline, clique em
Logic Editor. 

Em Sensors tecle em Add Sensor e selecione Keyboard (Keyboard). 
Tecle na barra do Key. Aparece Press a Key. Tecle na seta do teclado que aponta para cima.
Em Controllers tecle em Add Controller e selecione And (And). 
Em Actuators tecle em Add Actuator e selecione Motion (Motion). 
Em Loc X: 0.00 tecle na setinha do lado direito e mude o valor para 0.10.
Conecte Keyboard com And e And com Motion.

Em Sensors tecle em Add Sensor e selecione Keyboard (Keyboard1). 
Tecle na barra do Key. Aparece Press a Key. Tecle na seta do teclado que aponta para baixo.
Em Controllers tecle em Add Controller e selecione And (And1). 
Em Actuators tecle em Add Actuator e selecione Motion (Motion1). 
Em Loc X: 0.00 tecle na setinha do lado esquerdo e mude o valor para -0.10. 
Conecte Keyboard1 com And1 e And1 com Motion1.

Em Sensors tecle em Add Sensor e selecione Keyboard (Keyboard2). 
Tecle na barra do Key. Aparece Press a Key. Tecle na seta do teclado que aponta para a esquerda.
Em Controllers tecle em Add Controller e selecione And (And2). 
Em Actuators tecle em Add Actuator e selecione Motion (Motion2). 
Em Loc X: 0.00 tecle na setinha do lado direito e mude o valor para 0.10. 
Em Rot Z: 0.0 tecle na setinha do lado esquerdo e mude o valor para 2.0. 
Conecte Keyboard2 com And2 e And2 com Motion2.

Em Sensors tecle em Add Sensor e selecione Keyboard (Keyboard3). 
Tecle na barra do Key. Aparece Press a Key. Tecle na seta do teclado que aponta para a direita.
Em Controllers tecle em Add Controller e selecione And (And3). 
Em Actuators tecle em Add Actuator e selecione Motion (Motion3). 
Em Loc X: 0.00 tecle na setinha do lado direito e mude o valor para 0.10. 
Em Rot Z: 0.0 tecle na setinha do lado direito e mude o valor para -2.0. 
Conecte Keyboard3 com And3 e And3 com Motion3.

Em Sensors tecle em Add Sensor e selecione Keyboard (Keyboard4). 
Tecle na barra do Key. Aparece Press a Key. Tecle na seta do teclado que aponta para baixo.
Em Controllers tecle em Add Controller e selecione And (And4). 
Em Actuators tecle em Add Actuator e selecione Sound (Sound). Tecle em Open para adicionar o arquivo de som.
Conecte Keyboard4 com And4 e And4 com Sound. Duplique a lâmpada existente (Lamp) em mais tres lâmpadas, colocando uma em cada canto (Lamp1, Lamp2 e Lamp3).




contador gratuito de visitas