Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita tua morada, e lá, começa por ti. O que queres que não podes ter? (Dalai Lama)

Não te abandones em lugares onde a luz da tua harmonia não esteja presente. (Dalai Lama)

A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho. (Autor desconhecido)


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Tutorial Blender Corpo Rígido - Esfera em movimento interage com dominós

Este tutorial será sobre modelagem e animação através de corpos rígidos. 
Abra o Blender. Adicione um plano. Chame-o de Plano. Altere as suas dimensões para X: 16.00, Y: 16.00, Z: 0.00. 
Em Display desabilite Grid Floor. 
Adicione um slot de material para o plano. 

Adicione um novo material com Diffuse R:0.200, G:0.050, B:0.000, Intensity: 1.000, Specular R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 70. Chame este material de CorPlano. 

Selecione o cubo. Altere suas dimensões para X: 1.00, Y: 0.30, Z: 2.00. Atualize a sua posição para X: -6.00, Y: -6.00, Z: 1.00.
Chame-o de Dominó. Adicione um slot de material. 
Adicione um novo material com Diffuse R:0.800, G:0.400, B:0.000, Intensity: 1.000, Specular
R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 70. Chame este material de CorDominó. 

Vamos adicionar uma física ao objeto. Mude de Blender Render para Blander Game. 
Tecle no botão Physics. Em Physics > Physics Type selecione Rigid Body. 

Habilite Actor. Habilite Collision Bounds. 

Agora duplique o dominó posicionando-o conforme a figura a seguir.

As peças devem manter uma distância constante entre elas. 

Para ver a animação tecle P. Para retornar a visão 3D (3D View), tecle Esc. 

Adicione um Torus (Torus1) de dimensões 3.00, 3.00 e 0.60. Adicione um outro Torus (Torus2). Altere o maior raio (Major Radius) para 1.2. Selecione o primeiro Torus (Torus1). Adicione um modificador Boolean (Add Modifier > Boolean). Em Operation selecione Difference. Em Object selecione Torus2. Tecle em Apply. Delete o segundo Torus (Torus2).

Adicione agora um Cubo (CuboAux) com dimensões que possa cobrir metade do Torus (Torus1). Selecione o primeiro Torus (Torus1). Adicione um modificador Boolean (Add Modifier > Boolean). Em Operation selecione Difference. Em Object selecione CuboAux. Tecle em Apply. Delete o cubo (CuboAux).

Faça uma rotação em torno do eixo Y de 10 graus na peça resultante. Adicione um material com Diffuse R:1.000, G:0.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Specular R:1.000, G:1.000, B:1.000, Intensity: 1.000, Hardness: 50. Habilite o Transparency com Alpha: 0.300. Chame este material de MatTorus1. Duplique a peça (Torus1) na direção Z e a rotacione em torno do eixo Z de 180 graus. 

Encaixe a extremidade mais baixa da duplicata com a extremidade mais alta da peça original (Torus1).

Selecione as duas peças e faça 4 duplicatas na direção Z sempre encaixando a extremidade mais baixa da duplicata com a extremidade mais alta da peça anterior. Adicione um cubo (CuboCaixa). Adicione um Torus (TorusAux). Posicione o Torus (TorusAux) de forma que o cubo (CuboCaixa) cubra apenas um quanto do Torus. Com a operação booleana Difference faça um furo circular no cubo. 

A seguir rotacione o cubo de 90 graus em torno do eixo X, de forma que o furo fique para cima. Faça também uma rotação em torno do eixo Z de forma que o furo lateral se encaixe com a extremidade superior da peça montada com a duplicação do Torus. Faça um corte na base do cubo para ajusta-lo a peça, não permitindo interseção. 

Vamos agora adicionar uma esfera e diminuir as suas dimensões para que ela possa se deslocar pelo tubo montado e atingir o primeiro dominó. Aplique a esfera uma física Rigid Body com Mass:1.500, Radius: 0.500 e Form Factor: 0.100. Para ver a animação tecle P. Para retornar a visão 3D (3D View), tecle Esc. Caso não funcione, ajuste os parâmetros. 

 


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