Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita tua morada, e lá, começa por ti. O que queres que não podes ter? (Dalai Lama)

Não te abandones em lugares onde a luz da tua harmonia não esteja presente. (Dalai Lama)

A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho. (Autor desconhecido)


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Tutorial Blender Lattice

Abra o Blender. Delete o cubo (X Delete). 
Adicione um círculo (Add > Mesh > Circle) e diminua o número de vértices para 12 (Object Tools > Add Circle > Vertices > 12). 
Agora vamos fazer algumas extrusões. 
Mude para o modo de edição (Edit Mode), aperte E S e puxe para dentro. 
Mudemos a seguir para uma visão Perspectiva e façamos a seguir uma extrusão na direção Z (tecle E Z e desloque o mouse).



Selecione agora quatro vértices opostos da parte superior e tecle F para formar o retângulo. 
Repita esse processo até fechar a parte superior do chapéu. Tecle A para desabilitar os vértices selecionados.
Agora vamos agregar alguns cortes. Coloque o cursor próximo a uma das linhas radiais da aba do chapéu e tecla Ctrl R. 
Pressione o botão esquerdo do mouse e arraste, até o contorno se aproximar bastante da borda. 
Solte o botão esquerdo do mouse e pressione de novo para confirmar. 
Repita o processo em relação ao contorno do centro do chapéu. 
Vamos colocar mais duas, uma embaixo e outra em cima do contorno lateral.



Como em cima não temos como aplicar um corte, vamos selecionar todos as arestas do topo e aplicar um E S para dentro, na direção do centro do círculo. 
Vamos colocar mais um corte na aba do chapéu, mais ou menos centralizado entre os dois cortes feitos anteriormente. 
Mais um corte, agora na parte de cima do chapéu, para que possamos criar a faixa do chapéu. 
Selecione a faixa formada por retângulos que contorna o chapéu, vamos duplicá-la com Shift D e com S vamos afastá-la um pouco da outra, para fora.
Passe para o modo Object Mode e aplique uma rotação de 15 graus em torno do eixo Z. 
Observe que os eixos X e Y devem ficar orotgonais as arestas da borda do chapéu.



Vamos criar agora o laço do chapéu. Passe para o Edit Mode.
Selecione um retângulo da faixa que foi duplicada. De preferência o perpendicular a direção X. 
Com Shift D X duplique este retângulo, deslocando-o um pouco na direção X.
Aplique um S Y diminuindo a dimensão em questão e um S Z aumento na direção Z. 
Duplique-o (Shift D X), colocando-o na direção oposta conforme a figura. 
Agora vamos fechar o laço.
Selecione as duas arestas superiores dos dois retângulos e tecle F.
Faça o mesmo com as inferiores.



A nossa modelagem está pronta. Volte para o Object Mode.
Vamos denominar este objeto de Chapeu. Salve. 
Agora vamos aplicar um modificador Lattice (Object Modifiers > Add Modifier > Lattice). 
A seguir adicone a armadura (Add > Lattice).
Agora vamos ajustá-la ao objeto. Use as ferramentas Translate manipulator e Scale Manipulator.
Vamos alterar os parâmetros do Lattice em Object Data para U:5, V:4 e W:3. 
Vamos dar um nome para a Lattice. Digamos, ChapeuLat. 



Agora vamos associar o objeto a Lattice. 
Selecione o objeto. Selecione Modifier > Add Modifiers > Lattice. 
Em Object escolha ChapeuLat.
Vamos adicionar mais um modificador ao objeto Chapeu, o Multiresolution com 4 subdivisões. 
A seguir aplique um Smooth. 
Se aparecer manchas pretas, passe para o modo de edição, selecione todos os vértices com A e depois vá em Mesh Tools > Normals e pressione Recalculate, para que as normais sejam recalculadas.

Vamos agora fazer algumas modelagens através do Lattice. Selecione o Lattice e mude para o Edit Mode.
Selecione todos os vértices do Lattice (Select > Border Select) e com a ferramenta Scale alongue o ChapeuLat na direção X.
Coloque a cena na visão Right (View > Right). 
Tecle A para des-selecionar.
Selecione os oito vértices do lado direito inferior
(Select > Border Select) e desloque-os um pouco para cima. 
Tecle A para des-selecionar.
A seguir, selecione os quatro mais abaixo do lado direito
(Select > Border Select) e desloque-os um pouco para cima. 
Faça o mesmo com o lado esquerdo, só que deslocando-os para baixo. 
Repita o mesmo procedimento com as partes laterais do chapéu.



Vamos selecionar todos os pontos do Lattice e dar um Scale na direção X para afinar mais um pouco o chapéu. 
Selecione agora os pontos do centro na parte superior do chapéu e desloque-os para baixo um pouco.



Selecione o chapéu, mude para o Object Mode e vamos aplicar um modificador para engrossar alguns detalhes do chapéu. 
Em Modifier > Add Modifiers selecione Solidify e altere o Thicness para 0.0150. 
Vamos agora trabalhar o laço, fazer com que ele fique melhor. 
No modo de edição, selecione um vértice do laço e com Ctrl L selecione todo o laço. 
Aplique um Scale na direção X, outro na direção Z e com a ferramenta Translate localize-o adequadamente. 
Agora, selecionando o laço e o contorno vamos deslocá-los para cima ou para baixo, para que fiquem melhor ajustados. 
Agora, selecionando um vértice da faixa e com um Ctrl L, selecionamos somente a faixa para ajustá-la mais um pouco.



Nosso chapéu já está modelado. Podemos agora esconder o Lattice, clicando no olho ao lado do nome do Lattice. 
Aperte o N e em Display desabilite o Grid Floor. 
Adicione um material novo e chame-o de Listas. Em Diffuse faça R:1.00, G:0.40, B:0.00.
Agora vamos aplicar uma textura no chapéu. Escolha o tipo Wood e em Wood selecione Tri e Rings. 
Em Mapping Size façamos X:4.00, Y:4:00 e Z:2.00. 
Vamos adicionar uma cor. Em Colors habilite Ramp e clicando no botão de cores, vamos escolher uma cor marron e no lado branco coloquemos um escuro quase preto. Na cor 0 
faça R:0.08, G:0.05, B:0.00, A:0.60 e Pos: 0.500. Adicione a cor 1, faça R:1.00, G:0.50, B:0.00, A:1.00 e Pos: 0.500.







Vamos agora adicionar material ao topo, a borda e ao contorno do Chapeu. 
Passe o objeto para o Edit Mode. Selecione a área corresponde ao topo. 
Adicione um slot de material. Adicione um material com a sua cor preferida. Chame este material de MatTopo.
Em Material Specular faça Intensity = 0.000. A seguir tecle Assign para associar o material ao topo. 
Selecione a área corresponde a borda. Adicione um slot de material. Selecione para este slot o material MatTopo.
A seguir tecle Assign para associar o material a borda.
Selecione a área corresponde ao contorno. Adicione um slot de material. Selecione para este slot o material MatTopo.
A seguir tecle Assign para associar o material ao contorno.
Agora renderize a cena para ver o resultado. 



Selecione o retângulo da frente do laço do chapéu. 

Adicione um slot de material. 
Adicione um material padrão. 
A seguir adicione uma textura do tipo Image or Movie. 
Em Open acesse a pasta onde guardou a figura jpg ou gif que deve colocar no laço. 
Em Image Mapping > Repeat altere os parâmetros para obter o efeito desejado. 

Agora renderize a cena para ver o resultado.



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