Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita tua morada, e lá, começa por ti. O que queres que não podes ter? (Dalai Lama)

Não te abandones em lugares onde a luz da tua harmonia não esteja presente. (Dalai Lama)

A viagem mais importante que podemos fazer na vida é encontrar pessoas pelo caminho. (Autor desconhecido)


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Modelando um dado

Exercício 13 – Construir uma animação em escala com três cubos mudando de côres conforme
as figuras (veja tutorial na Aula 7 – Animação básica).



Abra o Blender. No Menu Propriedades do Objeto, em Object, mude o nome do cubo para Cubo1. 

Adicione um outro cubo com (Add > Mesh > Cube) e chame-o de Cubo2.

Adicione um terceiro cubo e chame-o de Cubo3. 

Posicione o cursor Start da Timeline na posição 1 e o End na posição 100. 

Posicione o cursor do frame inicial da Timeline na posição 1.

Selecione o Cubo1. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.

Selecione o Cubo2. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.

Selecione o Cubo3. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.



Posicione o cursor da Timeline na posição 50.

Selecione o Cubo1. Aplique em Object Transform um Scale X: 8.0, Y: 1.0, Z: 1.0. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.

Selecione o Cubo2. Aplique em Object Transform um Scale X: 1.0, Y: 8.0, Z: 1.0. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.

Selecione o Cubo3. Aplique em Object Transform um Scale X: 1.0, Y: 1.0, Z: 8.0. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.





Posicione o cursor da Timeline na posição 100.

Selecione o Cubo1. Aplique em Object Transform um Scale X: 1.0, Y: 1.0, Z: 1.0. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.

Selecione o Cubo2. Aplique em Object Transform um Scale X: 1.0, Y: 1.0, Z: 1.0. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.

Selecione o Cubo3. Aplique em Object Transform um Scale X: 1.0, Y: 1.0, Z: 1.0. Clique na letra I (Insert key) e adicione um Keyframe do tipo Scaling.

Clique na seta Play Animation. Tecle Esc para parar a animação.


Posicione o cursor da Timeline na posição 1.

Selecione o Cubo1. Aplique um material Diffuse R: 1.00, G: 0.00, B: 0.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.

Selecione o Cubo2. Aplique um material Diffuse R: 0.00, G: 1.00, B: 0.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.

Selecione o Cubo3. Aplique um material Diffuse R: 0.00, G: 0.00, B: 1.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.



Posicione o cursor da Timeline na posição 50.

Selecione o Cubo1. Aplique um material Diffuse R: 0.00, G: 1.00, B: 0.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.

Selecione o Cubo2. Aplique um material Diffuse R: 0.00, G: 0.00, B: 1.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.

Selecione o Cubo3. Aplique um material Diffuse R: 1.00, G: 0.00, B: 0.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.

Clique na seta Play Animation. Tecle Esc para parar a animação.



Posicione o cursor da Timeline na posição 100.

Selecione o Cubo1. Aplique um material Diffuse R: 1.00, G: 0.00, B: 0.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.

Selecione o Cubo2. Aplique um material Diffuse R: 0.00, G: 1.00, B: 0.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.

Selecione o Cubo3. Aplique um material Diffuse R: 0.00, G: 0.00, B: 1.00 com Intensity: 1.00. Com o cursor do mouse sobre a barra da cor do Diffuse tecle I (Insert key). Observe que o contorno da borda ficou amarelo.

Clique na seta Play Animation. Tecle Esc para parar a animação.



Posicione o cursor da Timeline na posição 1.

Adicione um mundo World e habilite Paper Sky com Horizon Color R: 0.00, G: 0.00, B: 1.00. Habilite Blend Sky com Zenith Color R: 1.00, G: 1.00, B: 1.00. Habilite Real Sky com Ambient Color R: 0.00, G: 0.00, B: 0.00.

Com o ponteiro do mouse sobre Horizon Color tecle I. Repita o processo com Zenith Color e com Ambient Color.

Posicione o cursor da Timeline na posição 50.

Adicione um mundo World e habilite Paper Sky com Horizon Color R: 1.00, G: 1.00, B: 1.00. Habilite Blend Sky com Zenith Color R: 0.00, G: 0.00, B: 1.00. Habilite Real Sky com Ambient Color R: 0.00, G: 0.00, B: 0.00.

Com o ponteiro do mouse sobre Horizon Color tecle I. Repita o processo com Zenith Color e com Ambient Color.

Posicione o cursor da Timeline na posição 100.

Adicione um mundo World e habilite Paper Sky com Horizon Color R: 0.00, G: 0.00, B: 1.00. Habilite Blend Sky com Zenith Color R: 1.00, G: 1.00, B: 1.00. Habilite Real Sky com Ambient Color R: 0.00, G: 0.00, B: 0.00.

Com o ponteiro do mouse sobre Horizon Color tecle I. Repita o processo com Zenith Color e com Ambient Color.


Adicione uma textura do tipo Magic e habilite o Show Alpha.

Selecione Render > Output escolha o Path e o nome do arquivo do movie da animação. Em Overwrite selecione Xvid.

Em Render clique em Render Animation. Aguarde alguns minutos enquanto o seu filme é montado.

Salve o seu trabalho com File / Save As.

Este é o Exercício 13 da Lista 05. 
O arquivo de extensão blend deve ser enviado para os emails do Professor, devidamente identificado. Guarde o original.

Exercício 14 – Modelar um túnel conforme a figura a seguir (veja tutorial na Aula 8 – Animação
através de um caminho). Use suavização de malhas para obter o resultado abaixo (veja figura).


Delete o cubo. Adicione um torus. Altere os seus parâmetros para: 

Loc.: X=0, Y=0, Z=0
Rot.: X=0, Y=0, Z=0
Sca.: X=6, Y=6, Z=8
Dim.: X=15, Y=15, Z=4

Adicione um plano na posição X=0, Y=0, Z=0 de dimensões X=20, Y=20.

Adicione uma Curve Circle na posição X=0, Y=0, Z=0 de dimensões X=13, Y=13.

Em Viewport Shading selecione Wireframe.


Selecione a câmera. Atribua os parâmetros:

Location:  X = 0.000             Rotation: X = 90.000 

Y = 0.000                             Y = 0.000 
Z = 0.000                             Z = 0.000

Em Object Constraints selecione Add Constraint e escolha Follow Path.

Em Target selecione BezierCircle.

Habilite Follow Curve.

Redirecione a câmera se for necessário.




Agora selecione a curva.

Em Object Data > Path Animation faça Frames = 100.

Na Timeline faça Star = 1 e End = 100 e coloque o cursor da animação no keyframe 1.

Com o cursor da Timeline na posição 1, e o cursor do mouse em cima de Evaluation Time tecle I. Observe que 
a janela do Evaluation Time ficou amarela.

Mude o cursor da Timeline para o keyframe 50. Altere o Evaluation Time para 50. Observe que a camera se deslocou.

Com o cursor da Timeline na posição 50, e o cursor do mouse em cima de Evaluation Time tecle I. Observe que a janela do Evaluation Time ficou amarela.

Mude o cursor da Timeline para o keyframe 100. Altere o Evaluation Time para 100. Observe que a camera se deslocou.

Com o cursor da Timeline na posição 100, e o cursor do mouse em cima de Evaluation Time tecle I. Observe que a janela do Evaluation Time ficou amarela.



Vamos agora ver como ficou a nossa animação.

Em View mude para a visão Camera (View > Cameras > Active Camera).

Se a visão não ficou boa em Object Data > Lens > Focal Length mude para 12.000.

Mude de Wireframe para Solid.

Tecle em Play Animation para testar a sua animação.

Altere a posição da câmera par Z=1.000.

Tecle em Play Animation para testar a sua animação.

Agora vamos aplicar um material e uma textura no plano: 

Material > Diffuse R: 0.60, G: 0.50, B: 0.00

Texture > Image or Movie > Open > C:\Users\Damasceno\Downloads\Arquivos 20132\MeuSite\Anima11.jpg;

um material  no túnel:

Material > New > Diffuse R: 1.00, G: 0.60, B: 0.00 com Intensity: 1.00, Diffuse Shader Model: Toon, Ramp habilitado, Size: 1.00, Smooth: 0.40;

Specular: R: 1.00, G: 1.00, B: 0.00 com Intensity: 1.00, Diffuse Shader Model: Toon, Ramp habilitado, Size: 1.00, Smooth: 0.40.




Coloque a lâmpada na posição Location X: 6.0, Y: 0.0, Z: 1.6. Em Object Data mude de Point para Hemi. Escolha a cor em Light Color R: 1.00, G: 1.00, B: 0.00. Coloque Energy em 0.800. Habilite Specular e Diffuse.

Duplique a lâmpada colocando suas duplicatas em:

Location X: - 6.0, Y: 0.0, Z: 1.6

Location X: 0.0, Y: 6.0, Z: 1.6

Location X: 0.0, Y: - 6.0, Z: 1.6 

Tecle em Play Animation para testar a sua animação.

Tecle em Esc para parar.

Em Object Modifiers adicione ao Torus um modificador Subsurf com Subdivisions View: 3. 

Aplique um Smooth (Object Tools > Shading: Smooth.



Clique em Render > Output. Selecione Xvid.

Escolha a pasta e o nome do arquivo, como exemplo:

C:\Users\Damasceno\Downloads\Arquivos65\Multimidia\scenes\teste. 

Em Overwrite selecione Xvid.

Em Render Display selecione Image Editor. Clique em Animation.

Agora é só aguardar.



Salve o seu trabalho com File / Save As.

Este é o Exercício 14 da Lista 05. 
O arquivo de extensão blend deve ser enviado para os emails do Professor, devidamente identificado. Guarde o original.



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